12 de janeiro de 2011

MERCOSUL QUER LULA NA ONU

     Na última reunião da cúpula do Mercosul (Mercado Comum do Sul), na cidade de Foz do Iguaçú (PR) em que Lula esteve presente como presidente do Brasil Evo Morales, presidente da Bolívia – país associado ao bloco -  se mostrou correligionário do ex-presidente.

Lula dá adeus ao Mercosul e é "indicado" à secretaria da ONU
Imagem: AFP
     Morales defendeu que Luís Inácio seja indicado ao cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas (cargo mais elevado da ONU). Evo afirmou que “nosso companheiro Lula deve ser e será o futuro secretário-geral das Nações Unidas. O companheiro Lula merece e tem que assumir essa responsabilidade, representando a América”. Não foi a primeira vez que o presidente boliviano fez a sugestão, ele já havia citado uma possível postulação em outubro.
     Questionado, Lula afirmou que não pretende pleitear o cargo, visto que isso seria inviável politicamente para o Brasil, que quer uma cadeira permanente no seleto e fechado Conselho de Segurança da ONU, formado pela República Popular da China, República Francesa, Federação Russa, Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e pelos Estados Unidos da América.

O presidente por diversas vezes conversou com líderes mundiais
         Porque Lula
     Lula é sempre bem quisto no cenário internacional e foi bem recebido na maioria dos países que visitou. Ele participou das negociações da ONU com o Irã, do possível acordo de Paz entre Israel e palestinos e foi chamado de “o cara” por Barack Obama, presidente dos EUA.

Ele é o cara, o líder mais popular do planeta, disse Obama
Imagem BBC Brasil

     O secretário-geral da ONU

Ban Ki-moon
     O atual secretário-geral das Nações Unidas é o sul coreano Ban Ki-moon. Ele tem o dever de “moderar o mundo”, conforme previu o ex-presidente estadunidense Roosevelt, ele trabalha como um presidente da ONU e tem o papel de alertar o Conselho de Segurança sobre qualquer assunto que ameace a paz no mundo.
Kofi Annan
     O secretário tem o dever de fiscalizar se a Carta das Nações Unidas está sendo seguida pelos países integrantes. Tem mandato de 5 anos e pode ser reeleito. O sucessor de Ban será escolhido esse ano.
     O cargo foi instituído em 1946 e a organização já teve oito secretários, um deles sul-americano – Javier Pérez de Cuéllar, um peruano que teve o cargo entre os anos de 1982 e 1992. Também já houve um negro como representante, o ganês Kofi Annan, entre 1997 e 2007.




Nome
Nacionalidade
Mandato

Norueguês
1946-1952
Foi resignado
Sueco
1953-1961
Morreu durante o mandato
Birmânes
1961-1972
Primeiro asiático
Austríaco
1972-1982

Peruano
1982-1992
Primeiro sul-americano
Egípcio
1992-1997
Primeiro africano
Ganês
1997-2007
Primeiro negro
Sul-Coreano
2007-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A legislação brasileira diz que o autor do blog é responsável pelo conteúdo aqui publicado, inclusive quanto a comentários; portanto, a equipe F5Brasil se reserva o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. O anônimato será reprimido, comentários caluniosos, ofensivos, que envolvam falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa NÃO SERÃO ACEITOS! Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, assim como os famosos "SPANS". Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós e para que possamos nos manter na integridade de poder reclamar sobre assuntos que nos interessam, para que possamos exercer nossos direitos.

Direção-geral da equipe F5Brasil, OBRIGADO POR PARTICIPAR!
Deixe o seu comentário logo abaixo!